🕴️ Saltos de fé e imolações pelo fogo

Temos assistido a inúmeros debates entre as várias forças políticas e tem se tornado cada vez mais claro as duas 👓 visões que estão em jogo para o futuro do nosso país. Vem daí perceber que caminhos te 🎁 apresentam.

Temos assistido a inúmeros debates entre as várias forças políticas e tem se tornado cada vez mais claro as duas visões que estão em jogo para o futuro do nosso país.

Os objetivos que todos têm expressado é grosso modo o mesmo, melhores serviços de saúde, maior rendimento para as pessoas, melhor educação, uma justiça mais célere e afins...

No entanto não podemos parar a nossa análise apenas pelos objetivos. Faze-lo é aderir a populismos ou extremismos que apresentam casos limite para justificar soluções que beneficiariam apenas franjas da população, nomeadamente aqueles que as defendem. Temos vários exemplos espalhados pelo mundo e das suas consequências, desde a Venezuela passando pela Hungria.

O principal é qual o caminho que mais depressa e com menores custos nos leva aos benefícios esperados. Têm nos sido apresentadas duas propostas, uma que insiste na mesma fórmula dos últimos 20 anos de maior investimento do estado que nos tem feito cair de forma constante para a cauda da europa, mesmo num cenário de bonança económica dos últimos 6 anos, e outra que assenta em políticas de devolução de rendimento às pessoas como prioritário de forma a acelerar o desenvolvimento económico.

O que mais me tem espantado é que é evidente que o caminho que seguimos até aqui tem provas dadas de estagnação e um confisco fiscal sempre a subir com um degradar profundo dos serviços do estado havendo ainda pessoas que o defendem como o melhor. Se há marca desta política são a infindáveis filas de espera para acesso aos serviços públicos, seja na saúde, seja para pedir uma simples certidão para entregar ao próprio estado…

O segundo caminho é um traço das economias mais ricas que não se desenvolveram por usar a nossa receita, é por isso que implementaram políticas de devolução fiscal que lhes permitiu evoluir. Só para relembrar que grande parte dos países de leste que começaram atrás de nós já nos ultrapassaram usando essas mesmas políticas. Ou seja, existem evidencias práticas da eficácia deste tipo de soluções.

Assim sendo se qualificamos a devolução de rendimentos às pessoas para ter um maior desenvolvimento económico como um salto de fé então, da mesma forma, temos de qualificar a proposta de continuar no mesmo caminho uma imolação pelo fogo.

Luis de Camões - “Quanto mais pode a fé que a força humana.”

Twitter | Facebook | Instagram | Telegram | Youtube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | Blog | lastcoke@outlook.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

♻️ O caminho para a sustentabilidade e como as decisões de hoje moldam o amanhã

🕵️‍♀️ O caso da cadela esventrada e a decisão do Tribunal Constitucional

🥸 À mulher de César não basta ser séria