🍲 Almoços grátis e outras fábulas

Todos nós gostaríamos de ter a 🧞 lâmpada mágica de Aladino para resolver os nossos problemas. No entanto, não nos podemos esquecer que mesmo Aladino dificilmente conseguiu resolver os seus problemas, porque embora pedir 🌠 desejos seja fácil, quando estes se realizam as suas consequências nem sempre são as que nós esperamos. O mesmo se passa com as soluções fáceis que atualmente são propostas para os temas debatidos durante estas eleições autárquicas. 

Nestas duas semanas de campanha autárquica ficou patente a diferença de abordagem entre as forças políticas que defendem que a gestão local se faz atirando dinheiro para os problemas, seja qual for o custo, e as outras que defendem que se deve dar cada vez mais espaço para que a sociedade seja capaz de responder aos desafios através de uma competição saudável.

Entendo que esta segunda mensagem seja talvez mais assustadora porque de repente cabe a cada um de nós prover para que tenhamos melhor vida. Além disso, com todos os problemas do mundo é sempre mais fácil acreditar que existe uma resposta fácil e imediata. Quantas vezes ouvimos “Se fosse eu…”!!

As casas estão mais caras, o estado construa mais, temos redução nos espaços verdes o estado que proibia construção a privados a qualquer custo, o preço da água é alto o estado que subsidie e por aí fora. Com o dinheiro dos outros é tudo fácil e as respostas rápidas e simples.

O problema é que nem sempre a resposta simples é a melhor solução ou é mesmo uma solução. Indo ao exemplo do parque habitacional. O preço das casas oscila em função da oferta e procura, e quando um município tem como política urbanística cobrar mais impostos ligados ao urbanismo descurando as necessidades da população ou apenas se focando numa parte, acaba por não haver oferta alinhada com a procura e o preço das casas vai refletir isso mesmo. Isto passa-se em Cascais onde se privilegia a construção no segmento alto pois é onde a receita de IMT e IMI é mais elevada.

Porque é que o alojamento local era um negócio apetecível? O risco de incumprimento era reduzido, não havia problemas com despejo em caso de existirem problemas… E mais importante que tudo, todo o serviço era classificado pelos utilizadores, e ter uma avaliação má implicava perda de clientes quase de forma imediata, criando uma competição saudável entre os operadores do mercado. Limite-se este mercado, a competição perde-se e o incentivo de melhoria também havendo o correspondente aumento sobre o preço do serviço.

Resumindo, não existem almoços grátis e alguém acaba sempre por pagar as limitações impostas, como temos constatado ao longo destas décadas e esse alguém é o contribuinte.

Assim nestas eleições a escolha é entre quem dá soluções fáceis ou caminhos de futuro!

Citação de Jeff Bezos, antigo CEO da Amazon - “Baixar preços é fácil. Difícil é ser capaz de suportar o custo de os baixar.”

Twitter | Facebook | Instagram | Telegram | Youtube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | lastcoke@outlook.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

🕴️ Saltos de fé e imolações pelo fogo

🥸 À mulher de César não basta ser séria

🧒 Os alunos de hoje são os pobres de amanhã