✊ Como o socialismo consegue transformar 🧑‍⚕️ saúde em doença

Os problemas na 🧑‍⚕️ área da saúde continuam a ser preocupantes mas para o governo ✊ PS parece que vivemos num paraíso, desde a vitória sobre a covid (à conta das outras doenças), passando pela redução das listas de espera (à conta da redução dos ⚕️ rastreios) e mais recente o anuncio de equipas de saúde para cada utente. Venham daí perceber como tratar da saúde a este assunto!

No passado dia 30 de setembro o secretário de estado adjunto e da saúde, António Lacerda Sales, afirmou que o governo quer atribuir uma equipa de saúde familiar a cada português até ao final da atual legislatura.

Este é o mais recente episódio na saga das coisas gratuitas que este governo gosta de anunciar. Os indicadores da saúde mostram que Portugal tem 5,1 médicos por mil habitantes, valor superior à média da União Europeia (3,7) e, pasme-se, de países como a Alemanha (4,2) ou a Holanda (3,6).

Paradoxalmente continuamos a apostar na abertura de novas universidades quando o problema é outro. O problema é a utilização dos recursos que formamos.

Ora se até num sector tão ideologicamente cego como na educação temos a contratação de estabelecimentos privados onde a oferta pública não existe, não se entende que o governo português sofra de uma alucinação ideológica na saúde e não consiga utilizar os recursos que existem no mercado para disponibilizar o acesso a cuidados de saúde aos seus cidadãos.

Além disso, sabemos que Portugal gasta menos per capita em saúde que a média europeia, mas paradoxalmente somos também o país onde a percentagem da despesa em saúde que é financiada pelos cidadãos e privados é superior à média europeia.

Ou seja, gastamos menos em saúde, mas ao mesmo tempo o cidadão tem de suportar diretamente mais despesa que os seus congéneres europeus. Situação no mínimo caricata num país com um sistema de saúde gratuito!

A conclusão de tudo isto é que o problema não é a falta de recursos, mas sim a sua correta gestão. É necessário que deixe de ser efetuada a diferenciação entre público e privado através da utilização do fornecedor mais adequado para resolver os problemas de saúde das pessoas.

Aliás isso já foi ensaiado de alguma forma através da ADSE que permite aos funcionários públicos escolherem entre público ou privado. Se tiveres interesse podes rever os episódios sobre a saúde que explicam o que é a ADSE.

Citação de Mark Twain, escritor Norte Americano - “A única maneira de manter a sua saúde é comer o que não quer, beber o que não gosta, e fazer o que não prefere.”

Twitter | Facebook | Instagram | Telegram | Youtube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | lastcoke@outlook.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

♻️ O caminho para a sustentabilidade e como as decisões de hoje moldam o amanhã

🕵️‍♀️ O caso da cadela esventrada e a decisão do Tribunal Constitucional

🥸 À mulher de César não basta ser séria