💿 Gira o disco 🎼 toca o mesmo

Neste episódio vou falar sobre o resultado das 🗳 eleições autárquicas e explicar que embora o 🖊 poeta diga "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" muitas vezes a falta de liderança 💣 mina a resposta correta aos desafios da sociedade.

As eleições autárquicas terminaram e assistimos a uma inversão da tendência de crescimento do partido socialista no país. Esta tendência não é uma mera estabilização é um significativo decréscimo do número de autarquias que o PS detém. De 161 câmaras municipais o PS passou para 149. Das camaras que perdeu contam-se Lisboa, Coimbra e Funchal o que sublinha que estas perdas são relevantes no panorama autárquico do país.

No entanto a substituição do PS pelo PSD não se avizinha que traga mudanças qualitativas das políticas adotadas nós últimos 4 a 8 anos de poder socialista. Antes pelo contrário!

Vamos ao exemplo concreto de Lisboa. As políticas que Carlos Moedas defendeu durante a campanha contemplam: Seguro da saúde municipal forçando os munícipes a pagar dois sistemas de saúde (o SNS e o seguro) reforçando a ideia que o estado escolhe o destino do nosso dinheiro melhor que nós próprios ou transportes públicos gratuitos mais uma vez reforçando que mais do que pensar na evolução da mobilidade na cidade, do ponto de vista da eficácia fazendo que o transporte individual seja cada vez menos a melhor opção, obriga a que todos paguemos para alguns usarem.

Mas não é só nas Câmaras ganhas pelo PSD que vemos a vertente socialista nos seus programas. Mesmo em Câmaras que eram e continuam a ser do PSD vemos o forte pendor coletivista nos programas, como por exemplo em Cascais. Município este onde o PSD ganhou a Câmara prometendo serviços gratuitos e subsidiação à custa de elevadas cargas fiscais. Neste caso concreto os resultados das votações falam por si. O PSD perde parte do eleitorado nas suas freguesias mais fortes (Cascais/Estoril e Carcavelos/Parede) sendo largamente compensado nas freguesias que historicamente sempre escolheram as forças de esquerda (Alcabideche e São Domingos de Rana).

Em resumo, embora exista uma indicação de um movimento expressivo para alternativas ao PS, quem preenche esse espaço consegue-o através do mesmo tipo de respostas que o PS tem aplicado e que tem como consequência a estagnação do nosso país.

Citação de Henry Ford, empresário fundador da Ford - “Se eu tivesse perguntado às pessoas o que queriam, teriam dito cavalos mais rápidos.”

Twitter | Facebook | Instagram | Telegram | Youtube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | lastcoke@outlook.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

♻️ O caminho para a sustentabilidade e como as decisões de hoje moldam o amanhã

🕵️‍♀️ O caso da cadela esventrada e a decisão do Tribunal Constitucional

🥸 À mulher de César não basta ser séria