😵 Orçamento morto, governo posto

 O drama, o 😱 horror, a tragédia... E foi assim que o orçamento mais à esquerda dos últimos 6 anos foi 🙅‍♀️ chumbado no parlamento. Com esta crise politica criou-se a oportunidade para redefinirmos o que queremos para o nosso futuro. Neste episódio vou falar de onde partimos para perceber quais as soluções.

Esta semana o orçamento mais à esquerda dos últimos 6 anos foi chumbado. Estas são excelentes notícias! O orçamento que apostava de forma ainda mais vincada na mesma fórmula de desenvolvimento que tem sido seguida nos últimos 26 anos foi chumbado.

O modelo de desenvolvimento ligado a um grande estado que responde a todas as necessidades da população culminou, no caso da saúde e da educação, num modelo onde se enterra cada vez mais dinheiro sem resolver o problema das pessoas. Com a agravante da qualidade desses mesmos serviços ser cada vez pior.

Não é à toa que o custo médio anual por aluno no ensino público de 6 200 euros é equiparável, se não mesmo superior, ao que custa um aluno do privado, mas sofrendo de todos os problemas que se arrastam há décadas de falta de professores, instalações degrada etc.

O mesmo se passa na saúde com as listas de espera de anos para as cirurgias no SNS ou quando percebemos que a percentagem da despesa em saúde, que é financiada pelos cidadãos e privados, é maior que a média europeia. Ou seja, eu e tu temos de suportar diretamente mais despesa em sem seguros de saúde ou pago a prestadores privados que os restantes europeus, situação no mínimo caricata num país com um sistema de saúde gratuito!

Porque existem portugueses que esperam anos por uma cirurgia quando existe capacidade para responder em meses? Porque, para uns, consultas só daqui a meses quando existe capacidade de reposta numa semana? Porque continuamos a enterrar rios de dinheiro em soluções que já provaram que chegaram ao seu fim de vida? Será que a ideologia fala mais alto? Afinal é mais importante o interesse do público ou os interesses públicos? Porque existe um muro vergonhoso entre público e privado alimentado pelos mesmos que mais enchem a boca com o bem-estar do povo e o direito à igualdade?

Estas próximas eleições são a oportunidade para eleger um projeto reformista que passa por derrubar este muro que nos envergonha e ter a sociedade portuguesa como um todo a trabalhar para resolver os problemas existentes. É altura de eleger o projeto de um sistema de saúde igual ao alemão, onde prestadores públicos e privados trabalham num mercado aberto de serviços de saúde onde a escolha é tua. É altura de eleger um projeto educativo como o sueco onde escolas públicas e privadas trabalham num mercado aberto de serviços de ensino sendo a escolha tua. Está na altura de devolver a mim e a ti a liberdade de escolher ou queres que os outros continuem a escolher por ti?

Citação de George Herbert, poeta galês do século XVII - “O rato que tem um só buraco não tarda a ser apanhado.”

Twitter | Facebook | Instagram | Telegram | Youtube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | lastcoke@outlook.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

♻️ O caminho para a sustentabilidade e como as decisões de hoje moldam o amanhã

🕵️‍♀️ O caso da cadela esventrada e a decisão do Tribunal Constitucional

🥸 À mulher de César não basta ser séria