🏫 Como o nosso sistema de educação tem contribuído para nos manter pobres

Na sequência do que tenho vindo a falar, sobre os 🚩 problemas estruturais que agrilhoam os portugueses a um 🏚️ futuro sombrio e sem escolhas, vou explorar as causas da degradação do nosso sistema de ensino e o que podemos fazer para melhorar antes que seja tarde de mais.


Relatórios referidos Resultados PISA PortugalResultados PISA SuéciaMobilidade Social Portugal e Mobilidade Social Suécia

Desde o início do ano letivo que quem tem as suas filhas e filhos a estudar no ensino público já sofreu as consequências das várias greves marcadas principalmente por sectores ligado à esquerda. Greves essas vindas de quem mais enche a boca de igualdade de oportunidades e a defesa da escola pública.

Estes últimos tempos foram também particularmente ricos em pérolas factuais sobre o estado do ensino em Portugal, se não vejamos, no princípio do ano fomos informados pelo Ministério da Educação que o custo médio anual de um aluno, que frequente o ensino público, é 6 200 EUR, valor equiparável se não maior do que se paga no ensino privado. Na última avaliação internacional de alunos da OCDE, conhecido por PISA, Portugal quebra a subida de resultados que tinha sido a regra desde o ano 2000. Ainda segundo outro estudo da OCDE sobre o elevador social, Portugal é o país da OCDE com menor mobilidade educativa, ou seja, é o país onde se observa menor ascensão social. Demora em média 5 gerações para uma pessoa ascender ao escalão de rendimentos médio.

Tudo isto contrasta com o caso da Suécia onde os resultados do PISA são superiores aos portugueses e apresentam uma tendência de crescimento. No que respeita ao elevador social demoram em média 3 gerações para uma pessoa ascender ao escalão de rendimentos médio.

O sistema educativo sueco não diferencia entre escolas públicas e privadas uma vez que cada aluno recebe um cheque-ensino para pagar os seus estudos no estabelecimento de ensino da sua escolha, conseguiram assim usar toda a capacidade educativa do país e promover um ensino de qualidade e eficiente. Outro aspeto a destacar é que cada município tem total responsabilidade pela organização da educação sendo os professores e todo o restante pessoal escolar contratado pelos municípios. Relativamente às escolas privadas designadas por escolas independentes estas não podem selecionar alunos pela sua habilidade, características socioeconómicas ou etnia.

Os suecos hà muito que perceberam que os problemas da educação são resolvidos envolvendo todos os agentes público e privados e delegando nas escolas e municípios a gestão destas.

Citação de Barak Obama, ex-presidente dos estados unidos da américa - “Acredito que o sistema de livre iniciativa é o maior motor de prosperidade que o mundo já conheceu.”

Twitter | Facebook | Instagram | Telegram | Youtube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | lastcoke@outlook.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

💉 Vacinação de reforço para quem tem cartão do partido

🥸 À mulher de César não basta ser séria

🧒 Os alunos de hoje são os pobres de amanhã