🏫 Como o nosso sistema de educação tem contribuído para nos manter pobres
Na sequência do que tenho vindo a falar, sobre os 🚩 problemas estruturais que agrilhoam os portugueses a um 🏚️ futuro sombrio e sem escolhas, vou explorar as causas da degradação do nosso sistema de ensino e o que podemos fazer para melhorar antes que seja tarde de mais.
Relatórios referidos Resultados PISA Portugal, Resultados PISA Suécia, Mobilidade Social Portugal e Mobilidade Social Suécia
Desde o início do ano letivo que quem tem as suas filhas e
filhos a estudar no ensino público já sofreu as consequências das várias greves
marcadas principalmente por sectores ligado à esquerda. Greves essas vindas de
quem mais enche a boca de igualdade de oportunidades e a defesa da escola
pública.
Estes últimos tempos foram também particularmente ricos em
pérolas factuais sobre o estado do ensino em Portugal, se não vejamos, no princípio
do ano fomos informados pelo Ministério da Educação que o custo médio anual de
um aluno, que frequente o ensino público, é 6 200 EUR, valor equiparável
se não maior do que se paga no ensino privado. Na última avaliação
internacional de alunos da OCDE, conhecido por PISA, Portugal quebra a subida
de resultados que tinha sido a regra desde o ano 2000. Ainda segundo outro
estudo da OCDE sobre o elevador social, Portugal é o país da OCDE com menor
mobilidade educativa, ou seja, é o país onde se observa menor ascensão social.
Demora em média 5 gerações para uma pessoa ascender ao escalão de rendimentos
médio.
Tudo isto contrasta com o caso da Suécia onde os resultados
do PISA são superiores aos portugueses e apresentam uma tendência de
crescimento. No que respeita ao elevador social demoram em média 3 gerações
para uma pessoa ascender ao escalão de rendimentos médio.
O sistema educativo sueco não diferencia entre escolas
públicas e privadas uma vez que cada aluno recebe um cheque-ensino para pagar
os seus estudos no estabelecimento de ensino da sua escolha, conseguiram assim usar
toda a capacidade educativa do país e promover um ensino de qualidade e
eficiente. Outro aspeto a destacar é que cada município tem total
responsabilidade pela organização da educação sendo os professores e todo o restante
pessoal escolar contratado pelos municípios. Relativamente às escolas privadas
designadas por escolas independentes estas não podem selecionar alunos pela sua
habilidade, características socioeconómicas ou etnia.
Os suecos hà muito que perceberam que os problemas da
educação são resolvidos envolvendo todos os agentes público e privados e
delegando nas escolas e municípios a gestão destas.
Citação de Barak Obama, ex-presidente dos estados unidos da américa - “Acredito que o sistema de livre iniciativa é o maior motor de prosperidade que o mundo já conheceu.”
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