đŸ˜”‍đŸ’« Confundir exigĂȘncia com excelĂȘncia

Esta semana o deputado do ✊ PS, PorfĂ­rio Silva, publicou um artigo no jornal Observador onde confunde excelĂȘncia com exigĂȘncia formal na đŸ« educação. Fica assim patente porque Ă© que a educação em Portugal tem resvalado com o passar dos anos!

Esta semana o deputado do PS, PorfĂ­rio Silva, publicou um artigo no jornal Observador onde defende que a escola pĂșblica Ă© essencial para os portugueses, uma vez que o governo do PS conseguiu reduzir a abandono escolar precoce, as taxas de retenção e desistĂȘncia no ensino bĂĄsico e aumentaram as conclusĂ”es do ensino secundĂĄrio.

Ora isto Ă© o mesmo que confundir o caminho com o destino. Se Ă© verdade que houve uma menor taxa de desistĂȘncia, tambĂ©m Ă© verdade que Portugal pela primeira vez em vĂĄrios anos, estĂĄ a apresentar resultados piores que anteriormente nos programas de avaliação internacional como o Programme for International Student Assessment (tambĂ©m conhecido por PISA). AlĂ©m disso, a mĂ©dia do exame de matemĂĄtica do nono ano realizado pela Sociedade Portuguesa de MatemĂĄtica em cerca de 70 escolas foi de 38%. Eu repito 38%!

O que realmente interessa a qualquer paĂ­s, para garantir o incremento da qualidade de vida das suas pessoas, Ă© a riqueza gerada e o que contribui para isso Ă© a excelĂȘncia dos seus profissionais, nĂŁo o nĂșmero de canudos que apresentam. Embora como jĂĄ vimos, no PS os dois sĂŁo sinĂłnimos, havendo mesmo quem obtenha graus acadĂ©micos durante os fins de semana.

É desonesto e demagĂłgico confundir a exigĂȘncia de passagem de ano com a excelĂȘncia acadĂ©mica. Esta Ășltima tĂŁo necessĂĄria para percebemos que mĂ©todos de ensino melhores resultados obtĂȘm.

Com os resultados acadĂ©micos em declĂ­nio Ă© isso mesmo que o atual governo estĂĄ a fazer, a diminuir a excelĂȘncia necessĂĄria no nosso ensino para privilegiar uma exigĂȘncia formal que nada adiciona para nos preparar para os desafios que enfrentamos hoje.

No entanto existe uma alternativa a este caminho estatista de quem tudo quer definir por nĂłs. Esse caminho passa por dar a liberdade de escolha Ă s pessoas relativamente ao estabelecimento de ensino que querem frequentar, dar autonomia para as escolas definirem o seu projeto educativo e definir de forma concreta quais os objetivos de excelĂȘncia a atingir. AtĂ© isso acontecer continuaremos a confundir a beira da estrada, com a estrada da beira.

Mark Twain - “O homem que nĂŁo lĂȘ nĂŁo tem mais mĂ©rito que o homem que nĂŁo sabe ler.”

Twitter | Facebook | Instagram | Telegram | Youtube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | Blog | lastcoke@outlook.pt

ComentĂĄrios

Mensagens populares deste blogue

♻️ O caminho para a sustentabilidade e como as decisĂ”es de hoje moldam o amanhĂŁ

đŸ•”️‍♀️ O caso da cadela esventrada e a decisĂŁo do Tribunal Constitucional

đŸ„ž À mulher de CĂ©sar nĂŁo basta ser sĂ©ria