⚙️ Emprego jovem e soluções fáceis

A 🌹 Juventude Socialista deixou-nos recentemente as suas ideias para os próximos 4 anos. Ao todo foram divulgadas 9 ideias na rede 🐦 Twitter. Neste episódio vou me focar numa delas que versa sobre apoios à contratação de jovens!

A Juventude Socialista deixou-nos recentemente as suas ideias para os próximos 4 anos. Ao todo foram divulgadas 9 ideias na rede Twitter, e sem surpresa a receita apontada, é na maioria dos casos, se existe um problema atire-se o dinheiro dos contribuintes para cima dele na esperança que desapareça. Portanto um fabuloso exemplo de como ser bom aluno da governação de esquerda dos últimos 6 anos.

Vou-me aqui focar na ideia de criação de um programa de contratação de jovens qualificados para a transição digital das pequenas e médias empresas. Sabendo que o desemprego jovem é um dos problemas que o nosso mercado tem, a JS quer resolvê-lo apoiando a contratação de jovens. Aliás nada de mais meritório, não fosse a JS composta maioritariamente por jovens.

Mas então vamos lá perceber a causa de uma taxa de desemprego jovem elevada (22,6% em 2020 para pessoas até aos 25 anos).

Já aqui falei que a melhor forma de diminuir o desemprego não é impedir o despedimento, é torná-lo mais fácil de forma que não haja entraves à renovação do capital humano.

Relembro também o exemplo da autoestrada que utilizei no episódio de dia 10 de novembro chamado “A gaiola dourada no mercado de trabalho português”.

Basicamente restringir o despedimento para aumentar o emprego é análogo a querer aumentar o tráfego da autoestrada impedindo a quem circula na mesma de sair a meio, para os forçar a estar mais tempo na autoestrada.

O efeito colateral desta situação é que o custo de manter uma força de trabalho rígida é pago por todos aqueles que em início de carreira ganham salários baixos, ou não conseguem sequer uma oportunidade, uma vez que o capital necessário para as contratar ou pagar salários melhores está a ser usado para manter as pessoas mais antigas na empresa.

Portanto o que a JS quer é colocar o contribuinte a pagar para haver contratação de jovens quando o principal é garantir que os empresários têm condições de contratar e manter os postos de trabalho que criam para as camadas mais jovens.

William Beveridge - “O desemprego é como uma dor de cabeça ou uma temperatura elevada – desagradável e cansativo, mas não carregando em si qualquer explicação sobre a sua causa.”

Twitter | Facebook | Instagram | Telegram | Youtube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | Blog | lastcoke@outlook.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

♻️ O caminho para a sustentabilidade e como as decisões de hoje moldam o amanhã

🕵️‍♀️ O caso da cadela esventrada e a decisão do Tribunal Constitucional

🥸 À mulher de César não basta ser séria