💚 Os verdes e a economia de mercado

Enquanto em Portugal parece que as soluções para salvar o ambiente passam sempre por mais ⛓️ estado e obrigações na 🇩🇪 Alemanha o pensamento é diferente. Hoje vou falar dessa lufada de ar fresco! Artigo mencionado

No nosso país o ambientalismo surge inúmeras vezes ligado a ideias de proibição, obrigatoriedade e outros desmandos autoritários, independentemente das causas dos fenómenos que dizem querer combater. Quem não se lembra, durante a campanha autárquica, da candidata do Bloco de Esquerda a Lisboa a sugerir a proibição de todos os voos dentro da europa e que em alternativa passássemos a andar de comboio?

Felizmente o mesmo não se passa lá fora e existem exemplos de forças políticas com forte pendor ambientalista que sabem um mínimo sobre economia e sobre o mundo real.

Na Alemanha, onde o partido os Verdes fazem parte de uma coligação com os Sociais Democratas do SPD e os Liberais, surge um artigo de opinião de um dos porta-vozes dos Verdes, publicada pelo Financial Times, onde se esclarece a importância da transição energética de forma a conseguirem produzir 80% da sua energia através de fontes renováveis até 2030.

Para atingir tal objetivo os Verdes consideram essencial desburocratizar e acelerar o sistema germânico. Ainda segundo o porta-voz, defendem uma economia de mercado que leve em conta a criação de riqueza, a proteção social, a neutralidade climática e a biodiversidade.

Segundo eles o objetivo último será promover o investimento privado na economia para alavancar o uso de soluções alinhadas com este novo quadro de incentivos diminuindo o uso de tecnologias não sustentáveis.

Por fim concluem que isto significa pegar no conceito alemão do liberalismo económico e desenvolvê-lo para ter em conta novas ideias.

É refrescante ver um partido com preocupações ambientais a salientar a importância central da economia de mercado naquilo que é o desenvolvimento da sociedade e a afirmar que ambas não são antagónicas. Finalmente temos um modelo com o qual podemos comparar as políticas ambientais defendidas em Portugal de mais estado, com o modelo que começa agora a tomar forma na Alemanha, de maior liberdade. Quer me parecer que já se advinha o resultado!

Hipócrates - “Tudo acontece conforme a natureza”

Twitter | Facebook | Instagram | Telegram | Youtube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | Blog | lastcoke@outlook.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

♻️ O caminho para a sustentabilidade e como as decisões de hoje moldam o amanhã

🕵️‍♀️ O caso da cadela esventrada e a decisão do Tribunal Constitucional

🥸 À mulher de César não basta ser séria