❤️ A falta de liderança na gestão do PS

Está a covid a 🃏 gerir o PS ou a ser gerida? Com tantos 📰 dizeres e desdizeres esta semana pelo governo quer me parecer que já sabem a resposta!

Esta semana tem sido riquíssima em dizeres e desdizeres sobre dados e regras para a gestão da resposta à covid-19. Primeiro foram os 90% de internados que eram não vacinados para no final não ser bem assim. Depois o constante mudar de regras, sempre a reboque os acontecimentos, principalmente quando se apercebem que as pessoas em isolamento podem não conseguir votar.

O grau de desorganização e de desinformação por parte do governo em temas de saúde atingiu mínimos nunca antes sonhados. Os meus parabéns aos governantes, pior é difícil.

Tenho aqui falado de dois aspetos fundamentais neste tema, por um lado as eleições dia 30 de janeiro que influenciam a decisão política de todo este processo, com regras discricionárias para justificar um eventual aumento de mortos, fazendo tábua rasa ao que várias vozes ligadas à ciência têm dito desde o verão. Deixo aqui dois exemplos da velocidade com que mudam as regras. No dia 5 de janeiro recomeçávamos as aulas no dia 10, afinal dia 6 ainda vai ser decido. No dia 30 de dezembro o período de isolamento é reduzido para 7 dias, mas oficialmente só se iniciou dia 6 de janeiro. E poderia continuar. Infelizmente exemplos não faltam.

Por outro lado, a não existência de um responsável técnico/cientifico para a resposta à covid tem como consequência o diluir da responsabilidade pela máquina burocrática do estado. Ninguém é responsável, ninguém decidiu, ninguém previu…

A primeira responsabilidade de qualquer líder é criar clareza. No meio de uma tempestade cabe a quem lidera ter a visão do todo e saber unir as pessoas em volta de um conjunto de ideias e princípios que as foquem e unam na resolução de um problema comum.

O atual governo ao falhar nisto dita um conjunto de consequências nefastas que destroem a vida das pessoas. Desde pais completamente perdidos se devem vacinar os filhos ou não, empresários que não sabem se amanhã vão ter as portas abertas, deslocações canceladas ora por não haver condições ora por não se conhecerem as regras… em suma temos grande parte da nossa vida e economia a definhar à frente dos nossos olhos. A cereja no topo de bolo é que nos primeiros debates que ouvimos esta semana praticamente não se ouve uma palavra sobre um dos temas que mais impacto tem nas nossas vidas.

Peter Drucker - “A liderança efetiva não é através de discursos ou de gostarem de nós; a liderança é definida pelos resultados e não pelos atributos.”

Twitter | Facebook | Instagram | Telegram | Youtube | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | Blog | lastcoke@outlook.pt


Comentários

Mensagens populares deste blogue

♻️ O caminho para a sustentabilidade e como as decisões de hoje moldam o amanhã

🕵️‍♀️ O caso da cadela esventrada e a decisão do Tribunal Constitucional

🥸 À mulher de César não basta ser séria